Ed.SIPAT/22 – Saúde Mental 🧠

Falamos tanto sobre Saúde Mental, mas o que realmente é?

Saúde mental é um termo polissêmico e plural, que nunca vai ser dissociado de outras estruturas de vida. Por isso, quando falamos de saúde mental também falamos de saúde do corpo, condições dignas de vida, alimentação, acesso a lazer, higiene do sono, forma como a gente percebe nossas emoções, o nosso bem-estar psicológico, entre tantas outras..

Bateu o mindinho na quina da porta? Terminou seu relacionamento? Brigou com um/a amigo/a? Perdeu o seu ônibus? Perdeu uma pessoa querida? Recebeu um feedback negativo? Ter uma “boa” saúde mental não é sobre estar feliz com essas e outras situações ruins da sua vida, não é sobre ser positivo/a o tempo inteiro, pois isso não existe. É sobre aceitar e entender quando você não está bem e saber lidar com as suas emoções de uma maneira funcional.

Mas quando saber que preciso procurar ajuda?
Tem dias que estamos mais tristes, outros dias que estamos ansiosos e nervosos, e outros dias estamos exaustos. Mas qual o momento que sinto que preciso procurar ajuda profissional? Como o Dr. Psiquiatra Cleber Firmino diz que sempre devemos procurar ajuda, para lidar com questões do cotidiano e para nos conhecer, porém certamente precisamos ter um cuidado com nós mesmos e procurar um profissional quando nosso sofrimento impacta na nossa funcionalidade, ou seja, sabe aquela atividade que você tanto amava? Sair com os/as amigos/as? Fazer algum esporte? Ir para praia? Ela já não está dando mais prazer quanto antes? E junto com ela sentimentos que trazem sofrimento persistem por um longo período de tempo? Então esse é o momento para buscar ajuda. Pedir ajuda é um ato de coragem!

Não existe fórmula mágica para ter uma mente saudável, mas existe algumas práticas (que provavelmente você já escutou) que podemos inserir na nossa vida para termos um olhar para nós no caminho do bem estar:

Autoconhecimento 🙋‍♂️

Reconhecer nossas emoções, quais situações nos deixam tristes? Com raiva? Feliz? Quais repostas que nosso corpo demonstra em certas situações? Não as reprima, tudo bem demonstrar o que você sente. Se conhecer pode ser doloroso, então parar para nos conhecer pode não ser um processo agradável.

Que tal cuidar dos seus relacionamentos? 👥

Somos pessoas propriamente sociais, precisamos de outras pessoas, principalmente daqueles que nós gostamos e convivemos, já perguntou como essa pessoa está hoje? Valorize aquelas pessoas que te fazem sentir bem!

Psicoterapia 👂 

Você já deve ter escutado frases como “Só faz terapia que não é normal”. Mas o que é normal? O que é normal para mim pode não ser para você.  Hoje em dia, principalmente depois da pandemia, o papel do/a psicólogo/a foi destacado e a terapia foi mais mencionada, e não podíamos deixar de falar sobre ela aqui. Falar é terapêutico, quanto mais falamos mais conseguimos criar mecanismos para entender e aceitar aquilo que a gente está passando. Mas importante lembrar que como qualquer área da vida, pode não ser o primeiro profissional que você procurar que vai dar “match” ou a primeira abordagem (técnica da psicologia) que você vai gostar, tudo bem tentar algumas vezes, o importante é esse primeiro passo.

Cuidar de si 🍎

Como já falamos saúde mental não é dissociada da nossa saúde física, se estamos nos alimentando mal, dormindo mal, usando muitas tecnologias, consequentemente isso afeta nosso sistema nervoso. Assim, que tal focar em cuidar de si, diariamente?

Cada um de nós pode fazer diferença ao ampliar o olhar para o outro, escutar ativamente, de forma acolhedora e sem julgamentos.Que tal você perguntar hoje para um colega de trabalho se ele/a quer falar sobre algo? Se mantenha presente na vida daqueles que você convive, afinal não sabemos o que passa nos bastidores da vida de cada um.

Acesse aqui um material na qual indicamos conteúdos sobre saúde mental para você aprofundar no tema e para você conhecer sobre as nossas parcerias disponíveis na Portobello.

Obrigada por chegar até aqui!

Caso tenha sugestões ou feedbacks, fique a vontade para  responder.

Deixe um comentário