Você é a mesma pessoa de 10 anos atrás? E de 2 anos atrás?
Provavelmente sua resposta foi “não”, né? Mas por que isso?
Somos pessoas altamente flexíveis e dinâmicas, o tempo inteiro nos desenvolvendo a partir de experiências e necessidades do meio que estamos inseridos. .
Há 10 anos atrás você gostava de determinado estilo de roupa, filme, comida que hoje em dia não encaixa mais na sua personalidade. E tá tudo bem!
Por isso vira e mexe precisamos parar e tirar um momento para o autoconhecimento.
Mas afinal o que é autoconhecimento?
É um processo para a vida toda, único e singular que permite entendermos o nosso mundo interno. Na nossa rotina estamos tão preocupados com a entrega que precisamos fazer amanhã, com os e-mails que não conseguimos responder, com a comida que precisamos levar no almoço em família que muitas vezes não paramos para nos investigar e aproveitar o aqui e o agora. Mas não pense que esse processo é fácil, é uma sequência de aprendizados complexos e desafiadores, pois parar para nos investigar também é encarar partes não tão bonitas de nós e aprender a acolhê-las. Essa reflexão não acontece apenas observando nosso “eu” e sim nos questionando, para entender o que podemos desenvolver, o que adianta se conhecer se não vamos usar para crescer? O autoconhecimento não vai deixar sua vida perfeita, mas vai te ajudar a entender o que te move!
Mas por onde eu começo?
Se você chegou até aqui já deu um baita start, mas essa jornada não para por aqui!
Abaixo deixamos algumas propostas para te ajudar:
- Podcast: sobre autoconsciência para você escutar a qualquer momento e ter várias reflexões.
- Filme: Divertida Mente – uma animação divertida e didática que traz como lição a importância de acolhermos nossas emoções e trabalhar a inteligência emocional
- Documentário: Headspace guia de meditação – disponível na Netflix e é uma forma divertida de fazer uma pausa e escutar sua mente, através da meditação.
- Livro: Em anexo, estou enviando um livro sobre Inteligência Positiva de Shirzad Chamine que conta como nossa mente pode ser a nossa maior
aliada para o desenvolvimento pessoal.